quinta-feira, 10 de abril de 2008

Rosacruzes abstratos...

O que muitos não compreendem, porque enredados no misticismo, no ocultismo e na tentativa do purismo espiritualista de certas organizações rosicrucianas, é que historicamente a Rosa+Cruz assumiu a luta pela liberdade, pela igualdade e pela fraternidade. Isso implica ativismo social, político e cultural, não apenas prática espiritual. Não somos, os Rosa+Cruzes, como o Adão pintado por Masaccio, que tapa o rosto para não ver o mundo contaminado pelas imperfeições. Uma Rosa+Cruz meramente espiritual, impermeável às exigências humanas, é qualquer coisa de estranha ao espírito rosicruciano original (e aqui afastamo-nos também da Télema de Crowley, cujo eixo é o ser humano considerado unicamente em sua dimensão individual - do que, curiosamente, não difere a orientação das inúmeras organizações rosicrucianas que pululam no espaço hermetista).
Baseados no enredo de nossa Confraria, originaram-se algumas grupos sob a denominação RC, obviamente impregnados pelos campos dogmáticos e pragmáticos por que seus fundadores e dirigentes mais se interessavam. Embora não se possa negar o seu valor, é certo que esses grupos espelham mal a Fraternidade que alegam representar; afinal, tentam levar o ser humano à salvação, mas pregam uma atitude essencialmente voltada para dentro e marcadamente preocupada com o que há de extra ou ultrafísico. Falham, portanto, em concretizar reformas coletivas e sociais, afastando-se do espírito que anima os Manifestos originais, notadamente a Fama e a Confessio Fraternitatis.

Um comentário:

Vimerson Hilario Paiva disse...

Sou da área de saúde. Gostaria de um comentário de nossa missão neste campo de atuação profissional. Ora atuamos com o corpo físico dos pacientes. De que maneira estarei contribuindo para a minha evolução e dos meus irmãos atuando tão somente no corpo físico (embora de certa forma há integração entre físico/espiritual). Cobrar uma consulta seria ir contra a minha eolução haja visto que estou trablahando com a saúde de alguém e esta não tem preço?

agradecido